• Ademir Lamenza

    Mestre pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, especialista e Bacharel em Administração pela Universidade Cidade de São Paulo, professor em cursos de Pós-graduação lato sensu das Universidades de Mogi das Cruzes, São Marcos e UniÍtalo. Palestrante, consultor empresarial em empresas de vários portes e segmentos. É oriundo da área industrial de empresas transnacionais e nacionais de relaminação de aço a frio. Atualmente ligado ao setor gráfico no segmento offset e flexografia, além de ser examinador do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ.

  • Adolfo Fontes

    Especialista em Inteligência de Mercado pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Possui dez anos de experiência nas áreas de marketing, finanças e Inteligência de Mercado, com atividades realizadas em empresas de consultoria e pesquisa de mercado, nas quais teve oportunidade de atender diversas organizações, entre elas FEMSA, Grendene e Santher. Atualmente é analista de mercado da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, referência do agronegócio nacional. É também palestrante de temas relacionados ao sistema de inteligência de mercado e metodologias de medição de retorno em marketing.

  • Adriana Beatriz Madeira

    Pós-doutora em Administração de Empresas pela FEA-USP e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Adriana Moraes
  • Adriana Moraes

    Graduada em Comércio Exterior e pós-graduada em Administração de Marketing e em Inteligência de Mercado pela FIA, onde também foi monitora do curso. É responsável pela área de produção científica do conhecimento das turmas de Inteligência de Mercado na FIA e professora de Metodologia. Profissional da Indústria Farmacêutica. Co-autora dos livros 100 dúvidas de marketing e Marketing aplicado pela Saint Paul Editora e de diversos artigos sobre marketing e gestão de pessoas.

  • Albert Fishlow

    Professor emérito na Universidade Columbia e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Doutorou-se pela Universidade Harvard em 1963. Foi professor das Universidades Yale, Berkeley e Columbia, e pesquisador na cátedra Paul A. Volcker de economia internacional do Council on Foreign Relations. Foi secretário-assistente de Estado para a América Latina em 1975-1976. Em 1999, recebeu do governo do Brasil a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

  • Alberto Luiz Albertin
  • Alberto Sanyuan Suen

    Acesse o currículo, na plataforma Lattes, clicando aqui.

  • Alessandro Marco Rosini

    Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela USJT e Bacharel em Física pela PUC-SP. Professor e Consultor nas áreas de Organização, Tecnologia e Educação a Distância. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Futuro – NEF da PUC-SP.

  • Alex Garcia
  • Alexandre Di Miceli da Silveira

     É professor adjunto de Finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor colaborador da FEA-USP e pesquisador-chefe do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É Doutor e Mestre em Administração de Empresas — Finanças pela FEA-USP, obteve nota 10,0 com distinção e louvor por sua tese de doutorado e também por sua dissertação de mestrado, ambas relativas à área de governança corporativa. É professor em cursos de pós-graduação (especialização e MBA) da Fundação Instituto de Administração (FIA), IPEN, PUC-SP e UniFecap. É sócio-consultor da GDV Consultoria, tendo trabalhado em consultorias de alta gestão como Arthur D. Little e FIA e atuado em projetos relacionados à reestruturação da governança corporativa para grandes corporações. Recebeu prêmio de melhor trabalho da divisão de Finanças e Contabilidade do ENANPAD 2004, prêmio de melhor artigo do VI SEMEAD da FEA-USP e foi um dos premiados no 1º Prêmio IBGC de Monografias em Governança Corporativa. Possui artigos sobre finanças corporativas e governança corporativa publicados nas principais revistas acadêmicas do país, como RAE/GV, RAUSP e RAC, além de artigos publicados no Caderno de Pesquisas em Administração da USP, na Latin American Business Review, BALAS e na Revista Capital Aberto. É professor e consultor da Saint Paul Institute of Finance.

  • Alexandre Franco Caetano

    Graduado em Administração de Empresa pela FEA/USP, cursou o GEAG/FGV, MBA Executivo pela Business School de São Paulo. Tendo experiência na indústria, Nadir Figueiredo e Hunter Douglas do Brasil, B2B e B2C, e no mercado financeiro, Personnalitè Itaú, Banco Sudameris, Banco ABN Amro. Ocupa hoje a posição de Superintendente Geral no Banco Safra.

  • Alexandre Gori Maia
    ALEXANDRE GORI MAIA é professor do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na University of Texas. É doutor em Economia aplicada, mestre em Desenvolvimento Econômico e graduado em Estatística pela Unicamp.
    Publicou diversos artigos científicos em respeitados periódicos nacionais e internacionais, explorando o uso de métodos quantitativos aplicados às áreas de Economia Social, Ambiental e do Trabalho. Suas principais áreas de atuação são: análise do desenvolvimento econômico, pobreza e desigualdade, estrutura social, demografia econômica e avaliação de impactos ambientais.
     
  • Alexandre Las Casas

    Formado em Administração de Empresas pela University of Maryland, Mestre em Administração pela PUC-SP e doutor em Administração mercadológica pela FGV-SP. É professor titular da PUC-SP, onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação, nível de mestrado. Líder de grupo de pesquisa em comunicação e marketing – MARCO – onde tem desenvolvido vários projetos de pesquisa. Lecionou e conduziu pesquisas nas seguintes universidades: Universidad de Valladolid (Espanha), Universidade de Nuremberg (Alemanha), Universidad Complutense de Madri (Espanha) e Universidade de Economia e Administração (Rússia). Foi palestrante nas seguintes instituições na Espanha: ESIC, Carlos III, Maria Cristina el Escorial. Autor dos livros: Marketing – conceitos, exercícios e casos; Administração de vendas; Técnicas de vendas; Marketing de varejo; Plano de marketing para micro e peque- na empresa; Marketing de serviços; Qualidade total em serviços; Novos rumos do marketing (organizador); Novos rumos da Administração (organizador); Marketing titânico; Jogada de marketing e Administração de Marketing.

  • Aline Helena Azevedo Cunha

    Graduanda do último ano em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Trabalhou na área de pesquisas em economia regional na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Participou da revisão dos livros Economia brasileira – História, conceitos e atualidades e 500 testes para certificação Anbima / CPA-20. Atualmente, trabalha na área de Operações Estruturadas do Banco Barclays Capital.

  • Almir Ferreira de Sousa

    Professor Doutor da área de finanças da FEA-USP desde 1978; Diretor da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à FEA-USP; Coordenador do Curso de Capacitação Gerencial, FIA/FEA-USP; Diretor Financeiro do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, desde 1987. Co-autor do Livro Crédito: Análise e Avaliação do Risco.

  • Alonso Mazini Soler

    Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, MBA em Finanças Empresariais pela FEA-USP e Mestre em Estatística pela UNICAMP Consultor sênior em desenvolvimento organizacional e de programas e projetos especiais. É sócio da J2DA Consutoria e Treinamento, empresa especializada na prestação de serviços de suporte e amparo à iniciativas de gestão de projetos e desenvolvimento de Escritórios de Projetos (PMO). É professor dos programas de pós-graduação em Gerência de Projetos do MBA-FIA/USP, MBA/FGV Management e PEC-EAESP/FGV. Foi funcionário de empresas multinacionais de grande porte tendo ocupado papéis na gerência executiva de organizações de serviços e de consultoria. Possui certificação PMP –Project Management Professional - desde 1997.

  • Ana Paula Paes de Paula

    Professora adjunta da FACE/CEPEAD/UFMG, Mestra em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV, Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP) e Pós-Doutora em Administração pela EAESP-FGV. Pesquisadora em Administração, dedica-se a estudos organizacionais e temáticas da gestão pública e do ensino. Colabora com a Revista de Administração de Empresas (RAE) e é autora do livro Por Uma Nova Gestão Pública. silva.ralph@gmail.com

  • Ana Paula Pinho Candeloro

    É mestranda em Sustainability Leadership pela Universidade de Cambridge, especialista em Governança Corporativa pelo IBGC, e graduada em Direito pela USP. Cursou extensões em renomadas instituições como a Harvard Law School, Stanford Business School, Fordham Law School e Fundação Getúlio Vargas. É docente e orientadora de Governança Corporativa e Compliance no LL.M em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais do Insper. Tem publicações sobre questões do Direito italiano, da União Europeia e do Direito comparado; artigos publicados em periódicos jurídicos e veículos de grande circulação, incluindo a Revista RI e Harvard Business Review; e é coautora do livro Compliance 360º – riscos, estratégias, conflitos e vaidades no mundo corporativo. É fundadora do Instituto Yiesia e consultora em Governança Corporativa e Compliance, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro internacional. É associada do IBGC, e participa das Comissões de Comunicação de Mercado e de Sustentabilidade. É mentora da Endeavor Brasil

  • Anderson C. D. Silva

    É M.Sc. e Ph.D. em Finanças pela Universidade de Illinois e graduado em Administração de Empresas na Universidade de Brasília. Trabalhou na Secretaria do Tesouro Nacional, no Ministério da Fazenda, onde, entre outras atividades foi gerente da mesa de operações de títulos públicos domésticos e coordenador-geral de planejamento estratégico da dívida pública, responsável pelo desenho da estratégia de financiamento do governo, gestão de risco, análise macroeconômica e relacionamento com investidores e agências de rating. Atualmente, é especialista principal em Mercados de Capitais pelo Banco Mundial, em Washington, fornecendo assistência técnica para diversos países em nível global.

  • André Antunes Soares de Camargo
  • André Cauduro D’Angelo
  • André Luiz Oda
  • André Milchteim

    Mestrando em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário pela COGEAE/PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Sócio de Securato, Milchteim e Leão Advogados, onde atua nas áreas de Direito Tributário (contencioso e consultivo), Imobiliário, Empresarial e Societário. Realizou Curso de Finanças Avançadas dos Negócios do Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração – LABFIN/FIA. É membro da Or  dem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo. É Professor da Saint Paul Institute of Finance e Professor Associado ao Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração - LABFIN/FIA.

  • André Taue Saito

    Acesse o currículo, na plataforma Lattes, clicando aqui.

  • Andrea Lago da Silva
  • Andréia Oliveira Adami
  • Antonio Airton Carneiro

    Doutor na Área de Computação pela FEEC-UNICAMP, MBA Finanças no IBMEC, Engenheiro Elétrico pela POLI-USP. Consultoria para Telefônica, Empresas do Fundo de Pensão PREVI, Iberdrola, Grupo Itamarati e outras. Co-autor de livro em finanças e mais de vinte artigos em revista, conferências e congressos internacionais e nacionais. Professor concursado da UTFPR-PR e convidado da FIA, Saint Paul Institute of Finance e outras.

  • Antônio Cláudio Queiroz Santiago

    Formado em Administração pela UNIFOR/FO, pós-graduado em Recursos Humanos - IAG Master pela PUC/RJ, pós-graduado em Marketing pela ESPM/SP. Mestre em Administração pela Mackenzie/SP. Consultor, Instrutor Gestorial há quinze anos e Formador da Caixa Federal nos módulos: gestão de marketing; marketing de relacionamento; marketing pessoal; oficina gestão de pessoas; orientação ao cliente e a resultados; formação de instrutores. Professor de pós-graduação e MBA nas disciplinas: Marketing, Planejamento Estratégico, Inteligência de Marketing, Mercados & Clientes, Gestão de Talentos, Clima e Cultura Organizacional. Palestrante e co-autor dos livros: Marketing Estratégico e Top Management.

  • Arnaldo Luiz Ryngelblum

    Professor do mestrado stricto sensu em Administração da Universidade Paulista. É também Professor do Centro Universitário Senac. Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, e em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Montreal, Canadá. Pesquisador, contribui com artigos organizacionais em diversos congressos e journals. Executivo em empresas nacionais e internacionais

  • Arnoldo José de Hoyos Guevara

    PhD pela Universidade da Califórnia, em Berkeley e Pós-Doutorado na Universidade de Oxford. Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Administração da PUC-SP. Fundador-responsável pelo Núcleo de Estudos do Futuro – NEF da PUC-SP, que representa no Brasil o Projeto Milênio. Fundador da ONG Gira Sonhos. Editor da Revista Internacional de Inovação e Sustentabilidade – RISUS.

  • Aymar Giglio Júnior