Postagens de: '2012' 'dezembro'

RSS


José Cláudio Securato Diretor Presidente da Saint Paul fala sobre a Ação Comunitária

- segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O projeto da Ação Comunitária para a educação de SP

Imagine uma ONG bem gerida, focada na educação das crianças, adolescentes e jovens da cidade de São Paulo, que tenha o potencial de atingir mais de 118 mil famílias. Bacana, não é? Essa é a Ação Comunitária, uma organização que existe há 45 anos e já beneficiou mais de 138 mil crianças em toda a cidade desde a sua fundação, em 1967. “O diferencial da Ação Comunitária é a sua atuação junto com as comunidades, como o próprio nome diz”, destaca José Claudio Securato, atual membro do conselho da entidade e presidente até abril deste ano.

A Ação Comunitária identifica as regiões onde existe uma carência na educação, vai até as comunidades apontadas, avalia as necessidades do local e identifica as lideranças comunitárias que podem atuar no projeto. “Desenvolvemos projetos para conseguir uma integração perene com a comunidade. A chave do trabalho é este contato com a comunidade”, explica. As famílias e crianças da comunidade são mapeadas e, a partir deste momento, a entidade faz um orçamento para poder desenvolver um trabalho com as crianças. Existem três programas diferentes na Ação Comunitária: o Primeiras Letras, de 0 a 6 anos; o Crê-ser, que vai dos 6 aos 15 anos; e o Preparação para o Trabalho, dos 15 aos 21 anos. Desta forma, todos podem ser atingidos, em suas diferentes faixas etárias.

“O trabalho é muito especial, foi a Ação Comunitária foi criada e é mantida por empresários”, conta Securato, e emenda: “Somos muito objetivos na hora de implementar e manter o projeto”. Toda a gestão é mantida de uma forma extremamente profissional e foi criado um sistema para avaliar a eficiência de cada projeto que é tão bem sucedido que é exportado para outras organizações. Além disso, a entidade conta com uma auditoria independente, realizada pela KPMG em um trabalho pro bono. “Todo mundo que vai saber uma doação quer saber a seriedade do projeto. A Ação Comunitária é eficiente, tem seus recursos bem geridos, possui caixa e consegue se manter”, explica.

Há diversas formas de contribuir com o projeto, desde uma doação única até o patrocínio das salas de aula. Ficou interessado? Então acesse o site do projeto e colabore!

Matéria na íntegra: http://www.fclifestyle.com.br/causas/o-projeto-da-acao-comunitaria-para-a-educacao-de-sp/

Comentários (0)