Econometria - Conceitos e aplicações

Aliando a rica disponibilidade de dados econômicos à facilidade de acesso a ferramentas computacionais, a econometria moderna possibilita a comprovação de inúmeras relações da teoria econômica. A natureza de...


Por:  R$139,90
em até 3X de R$46,63 (sem juros)

Disponível em E-Book
Disponível em E-Book

Avalie:
DescriçãoFicha TécnicaAutores
O livro Econometria - Conceitos e aplicações Busca discutir e aprofundar aspectos fundamentais da análise econométrica e apresentá-los de maneira simples e acessível, os 17 capítulos do livro Econometria – Conceitos e aplicações foram divididos em três partes. 
A Parte 1 traz conceitos de análise de regressão linear simples, seus objetivos e pressupostos, preparando o leitor para compreender e calcular a análise de regressão múltipla. 
A Parte 2 mostra como os conceitos de regressão linear simples podem ser extrapolados à análise de regressão múltipla. Problematiza a contribuição marginal de variáveis explicativas e a relação de multicolinearidade; inclui informações qualitativas com o uso de variáveis binárias, discutindo suas inúmeras contribuições à análise econométrica. Apresenta, ainda, as causas, consequências e correções de problemas associados à quebra dos pressupostos da homocedasticidade e a ausência de autocorrelação nos erros. 
Trata a relação de dupla causalidade entre variáveis econômicas e as variáveis explicativas com fatores não controlados pela endogeneidade, muito característicos nas relações econômicas. 
A Parte 3 contempla uma introdução à análise de séries temporais, com conceitos-chave para analisar relações entre variáveis e previsões de séries temporais: a estacionariedade e a cointegração entre elas. Além desses conteúdos, traz conceitos e aplicações de modelos autorregressivos integrados de médias móveis (ARIMA), que ajudam a prever o comportamento de uma série, a partir de um comportamento passado.