Glossário de Finanças

Termo Definição
Ação • É a menor fração do capital de uma empresa. Possuir uma ação significa ser proprietário de uma parte de uma determinada empresa. A empresa (sociedade anônima) emite ações quando quer captar dinheiro para futuros investimentos, diluindo a participação no capital da empresa. • Ativo financeiro emitido por uma empresa que se compromete a realizar no futuro uma sequência de pagamentos, denominados dividendos.
Ação ao portador Este tipo de ação não existe mais. Foi revogada pela Lei 8201/90. Era um documento que não trazia o nome do seu proprietário e, portanto, pertencia àquele que a detivesse em seu poder.
Ação cheia Ação cujos direitos (dividendos, bonificação, subscrição) ainda não foram exercidos.
Ação com valor nominal É um tipo de ação que possui um valor impresso (valor de face), estabelecido pelo estatuto da companhia que a emitiu.
Ação endossável É um tipo de ação nominativa e que pode ser transferida mediante endosso.
Ação escritural É uma ação que circula nos mercados de capitais sem a emissão de cautelas (certificados), sendo escrituradas por um banco, que é o depositário das ações da empresa e que processa os pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários.
Ação listada em bolsa É uma ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
Ação nominativa Ação que identifica o nome de seu proprietário e sua venda é registrada no Livro de registro de ações nominativas da empresa que a emitiu.
Ação ordinária (ON) Ação que confere a seu titular o direito de voto em assembleia. O proprietário de uma ação ordinária tem o direito de eleger a diretoria (conselho) da empresa que a emitiu. No entanto, quando ocorre uma distribuição de dividendos da empresa, os proprietários de ações ordinárias só recebem depois que os proprietários das ações preferenciais receberem o seu percentual fixo.
Ação preferencial (PN) São ações que garantem ao acionista prioridade no recebimento de dividendos e de restituição de capital no caso de eventual extinção da empresa. No entanto, não garantem direito de voto em assembleia. No Brasil, normalmente são as ações disponíveis em maior quantidade e por isso são também as de maior liquidez.
Ação sem valor nominal Ação para a qual não se convenciona valor de emissão, prevalecendo o preço de mercado por ocasião do lançamento.
Ação-objeto É o valor mobiliário a que se refere uma opção.
ACC – Adiantamento sobre Contratos de Câmbio É uma operação de crédito que os bancos comerciais realizam com os exportadores. O banco negociador das dívidas concede ao exportador a antecipação do preço da moeda estrangeira, amparado por uma linha de crédito externa.
ACE – Adiantamento sobre Cambiais Entregues É uma antecipação de capital que ocorre quando a mercadoria já está pronta e embarcada, podendo ser solicitada até 60 dias após o embarque.
Acionista Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.
Acionista controlador (majoritário) É aquele que possui um número de ações equivalente a cinquenta por cento do capital votante da empresa mais uma ação, o que lhe permite manter o controle acionário da empresa.
Acionista minoritário Aquele que é detentor de uma quantidade não expressiva (em termos de controle acionário) de ações com direito a voto.
Acquirer É a administradora que pode afiliar estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira da qual é associada. Este tipo de administradora tem a função de gerenciar, pagar e dar manutenção aos estabelecimentos afiliados da bandeira.
Acquisition Aquisição ou compra. Veja Mergers & Acquisitions.
Adlic Operação financeira com duração de um dia, na qual aplica-se dinheiro a uma taxa previamente combinada entre as partes.
1 2  PRÓXIMO >>